sexta-feira, 18 de maio de 2012

Na frente do espelho.
Estava me preparando para fazer a barba quando me chamou a atenção um senhor, mais velho do que eu me sinto, que me olhava ali do espelho com a mesma expressão. Todos os movimentos que eu fazia ele repetia com perfeição. Parecia um robô.

Imagem Activa
Claro que essa não era a primeira vez que o encontrava nos espelhos, mas foi a primeira vez que comecei a pensar nesse cidadão com mais atenção.
Tenho que reconhecer que devo muito a ele. É com suas pernas, suas mãos, seus olhos, seus ouvidos, sua boca que eu ando, digito os textos deste blog, que eu vejo, ouço, falo.
Mas ele também me dá bastante trabalho. Gasto um bom dinheiro comprando coisas que ele precisa, tipo roupas, comida, desodorante, remédios etc. etc. etc. Para isso eu preciso ganhar dinheiro e, como nunca ganhei na Mega Sena, tenho que trabalhar usando minha inteligência e os meus conhecimentos!
Eu é que tenho que lembrar e decidir tudo por ele, como tomar banho, fazer a barba, que roupa por.
Sei tudo sobre esse cara. Sei que ele vai morrer e seu corpo é biodegradável!
Sei tudo sobre ele e não sei nada sobre mim. Afinal, será que sou apenas um parasita habitando esse corpo? Onde eu me localizo nele? E depois?
E isso também acontece com os seres mais ricos e famosos do planetinha...
Z.J.O.



Solidão não é a falta de gente para conversar, namorar, passear ou fazer sexo... Isto é carência.
Solidão não é o sentimento que experimentamos pela ausência de entes queridos que não podem mais voltar... Isto é saudade. 
Solidão não é o retiro voluntário que a gente se impõe, às vezes, para realinhar os pensamentos... Isto é equilíbrio. 
Solidão não é o claustro involuntário que o destino nos impõe compulsoriamente para que revejamos a nossa vida... Isto é um princípio da natureza. 
Solidão não é o vazio de gente ao nosso lado... Isto é circunstância. 
Solidão é muito mais do que isto. 
Solidão é quando nos perdemos de nós mesmos e procuramos em vão pela nossa alma....  

Francisco  Buarque  de  Holanda

Nenhum comentário: