sexta-feira, 27 de abril de 2012


Embraer pode desisitir de vender Super-Tucano aos EUA

Processo pouco transparente poderá cancelar venda da aeronave nos EUA. Política interna contribui.

A fabricante brasileira Embraer, uma das maiores empresas do setor aeroespacial do mundo, teme que na concorrência para o fornecimento de 20 aeronave de apoio de combate aproximado para as forças armadas norte-americanas, que deveriam ser utilizados no Afeganistão, «as cartas estejam viciadas».
A empresa brasileira considera se retirar do processo de seleção, por considerar que existem indícios de que o processo de escolha não será límpido nem imparcial.

Toda a questão está relacionada com o cancelamento da compra, após todos os testes teresm sido efetuados e a aeronave brasileira declarada vencedora.
Os lobbies da Beechcraft, pressionaram os políticos americanos, dizendo que o governo americano estava comprando aviões de uma empres brasileira, quando sua concorrente americana estava em dificuldades financeiras, ameaçando colocar milhares de trabalhadores no desemprego.

A politica do presidente Obama e a de seus concorrentes republicanos tem apontado no sentido de criar empregos no país e de impedir que mais postos de trabalho desapareçam. A brevidade das eleições presidenciais nos EUA também potencializam essas questões.

Tentativa

Nenhum comentário: