sexta-feira, 15 de junho de 2012

Trânsito - carros x bicicletas

Nas redes sociais, o pessoal reclama que o governo concede benefícios para a indústria automobilística e facilita o crédito para a compra de carros. Dizem que é por isso que o trânsito nas grandes cidades está cada vez pior.

Menos, gente. A solução para o trânsito não é elitizar a propriedade de veículos. Se for, estamos roubados. Nossa mobilidade urbana vai depender da concentração de renda.

A turma moderninha também pede isenção de impostos para bicicletas. Dou a maior força. Mas não resolve.

Não resolve, porque não basta ter uma bike para usá-la para ir ao o trabalho. Tem que ter vias seguras. Tem que ter lugar para estacionar sem risco. Tem que ter onde tomar banho - aqui não é a Holanda, faz um calor danado e o ciclista sua em bicas. E tem que morar marromeno perto. Para ir da Barra para o Centro do Rio pedalando tem que ser atleta do Ironman.

Sou a favor de qualquer medida para restringir o uso do automóvel particular no dia-a-dia. Sou a favor até do pedágio urbano, que é um negócio um tanto drástico. Mas a solução, solução mesmo, é óbvia - melhorar o transporte público. Atualmente, é melhor engarrafar sentado no banco do carro do que fazer estágio para sardinha no ônibus ou no metrô.

Nenhum comentário: