quarta-feira, 20 de junho de 2012

Os Estados Unidos e o Mito de Cronos


Cronos devora mais um de seus filhos

O MITO:
Segundo a Mitologia Grega, Cronos é o filho mais jovem de Uranus e Géia. Conta o mito que seu pai, tão logo nasciam os filhos, devolvia-os ao seio materno, temendo ser destronado por um deles. Géia decidiu libertá-los e pediu então aos filhos que a vingassem e a afastassem do esposo. Todos (Titãs, Cíclopes e Hecatonquiros) se recusaram, exceto o caçula - Cronos - que odiava o pai. Géia entregou-lhe uma foice e quando Uranus, "ávido de amor", deitou-se à noite sobre a esposa, Cronus cortou-lhe os testículos.

Senhor do Mundo, Cronous casou-se com a deusa Réia e converteu-se em um déspota pior do que o pai. Um oráculo o informou de que seria destronado por um dos filhos. Passou a engolí-los, à medida em que iam nascendo: Deméter, Hera, Hades e Poseidon. Escapou somente Zeus. Grávida deste último, Réia fugiu para a ilha de Creta e lá, secretamente, deu à luz ao caçula. Envolvendo em panos de linho uma pêra, deu-a ao marido, como se fosse a criança. O deus a engoliu de imediato.

Uma vez crescido, Zeus fez com que Cronos ingerisse uma poção mágica, que o forçou a devolver todos os filhos anteriormente devorados. Comandados por Zeus, os deuses olímpicos iniciaram uma luta de 10 anos contra os Titãs e Cronos. Por fim, venceu o caçula de Réia e Os Titãs, expulsos do céu, foram lançados ao Tártaro.

O FATO:
Os Estados Unidos, "filho" da Inglaterra, após a cassação da autoridade do pai pela Independência, passaram a dominar o mundo de forma despótica e prepotente. E assim, como Cronos, passou a engolir todos os seus filhos.

Alguns filhos engolidos por Cronos:




Segundo o Mito, o reinado de Cronos terá um fim. Aguardemos o ZEUS que comandará uma reação contra esse império arrogante, déspota e totalitário. E Cronos vomitará seus filhos, ou os filhos dos seus filhos, que o derrotarão, para a felicidade do Planeta Terra! Quem viver verá! 

Nenhum comentário: